Depende das circunstâncias como veremos nos exemplos abaixo.
O primeiro texto é: II Reis 5: 15-19.
Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo... Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porquenunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eutambém me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assimme prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. Eliseu lhe disse: Vai em paz.
Neste primeiro texto, vemos que o profeta de Deus tranqüilizou o general Naamã dizendo que ficasse em paz, mesmo tendo de prostra-se em obediência ao rei de quem ele era um subordinado.
Naamã tinha acabado de conhecer e descobrir o verdadeiro e único Deus e logo o aceitou como seu Deus prometendo nunca mais oferecer sacrifícios a deuses falsos, mas, estando subordinado a um rei pagão, sabia das graves conseqüências em caso de desobediência a uma ordem real. A bíblia não relata, mas dá indícios de que Naamã entendia o que mais tarde um dos discípulos de Cristo escreveu aos cristãos em Roma.
Romanos 13:1-2 "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação".
O texto transparece que o ato de curva-se ou de ajoelhar-se, nessa circunstância, não se caracterizava numa ofensa a Deus, visto que, o ato em si, primeiramente não era voluntário. Segundo, não era em demonstração ou forma de temor ao falso deus adorado pelo rei, mas, era em respeito ao rei, uma autoridade superior constituída por Deus.
Subentendemos que o mais importante para Deus era saber que o coração de Naamã agora lhe pertencia e que sua promessa de fidelidade, estaria condicionada pelo amor e pelo conhecimento do verdadeiro Deus. Portanto, enquanto o rei a quem Naamã servia, não lhe obrigasse a curvar-se ou ajoelhar-se como ato de reconhecimento e aceitação de uma falsa divindade, e enquanto Naamã seguisse o exemplo que Pedro e os demais apóstolos deram séculos mais tarde, seu coração poderia ficar em paz com Deus.
Atos 5:29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.
O segundo texto é: Daniel 3: 5-18.
"no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou. 6 Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente. Portanto, quando todos os povos ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda sorte de música, se prostraram os povos, nações e homens de todas as línguas e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus; disseram ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente! Tu, ó rei, baixaste um decreto pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música se prostraria e adoraria a imagem de ouro; e qualquer que não se prostrasse e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste. Então, Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E trouxeram a estes homens perante o rei. Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei? Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste".
Diferente do caso de Naamã, neste segundo texto temos uma ordem direta de uma autoridade superior, que determina o reconhecimento e aceitação de um falso deus em lugar do verdadeiro e único Deus.
Obedecer a ordem do rei, seria ofender o verdadeiro e único Deus quebrando o primeiro e o segundo mandamento de Sua sagrada lei.
O terceiro e ultimo texto é:
Mat. 4:8-10.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
Observa-se que não é o ato de curva-se ou de ajoelhar-se, que se caracteriza numa ação de adoração para Deus. Uma pessoa pode estar sob os joelhos e não estar em adoração, portanto, é a obediência que se caracteriza na verdadeira adoração. Se Jesus tivesse atendido ao pedido do diabo, realizando sua vontade, estaria desta forma praticando um ato de adoração ao diabo.
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